5.5.08

7 - KANDINSKY



Wassily Kandinsky nasceu em Moscovo, no dia 4 de Dezembro de 1866. Filho único, seu pai sustentava a família com os rendimentos dos negócios do chá.
Em 1871 mudou-se para Odessa, em consequência do clima Moscovita. Seus pais divorciaram-se e a sua educação ficou entregue a uma tia. Três anos depois começa a receber as primeiras aulas de desenho e música. Aprende a tocar piano e violoncelo.
Em 1886, entra na Universidade de Moscovo, podendo assim viver na sua cidade predilecta. Estuda Direito e Economia mas mantém estreito contacto com a pintura e a música.
Segundo palavras do próprio, dois acontecimentos foram decisivos para a sua opção pela arte: a exposição dos expressionistas em Moscovo e uma ópera de Wagner no teatro da cidade.

Kandinsky considerava existentes as relações entre as cores e os sons. A música e a pintura fascinavam-no de tal forma que se tornaram a chave principal de sua convicção artística e o ponto de partida para toda sua obra.
Em Outubro de 1912, consegue organizar a sua primeira grande exposição individual. Após a ruptura com a era materialista, nascia para ele um novo reino espiritual cuja forma de expressão adequada seria a pintura abstracta na qual trabalharia com afinco.
Os anos de Guerra não o pouparam a terríveis privações. Apesar das dificuldades não perdeu o seu entusiasmo pelo trabalho e continuou a escrever diversos artigos em defesa da arte abstracta.
Em 1939 kandinsky e sua mulher adquirem nacionalidade Francesa.
Termina a sua última grande obra À Volta do Círculo em 1940. Até ao fim, Kandinsky, continuou a pintar pequenos cartões, apesar de incapacitado por uma arteriosclerose.


Morreu no dia 13 de Dezembro de 1944, em Neuilly-sur-Seine aos 78 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário