12.2.08

3 - JOAN MIRÓ



Joan Miró nasceu em Barcelona a 20 de Abril de 1893. Apesar da insistência do pai em vê-lo graduado, não completou os estudos. Frequentou uma escola comercial e trabalhou num escritório por dois anos até sofrer um esgotamento nervoso. Em 1912, seus pais consentiram que ingressasse numa escola de arte em Barcelona. Estudou com Francisco Galí, que o apresentou às escolas de arte moderna de Paris e lhe transmitiu a sua paixão pelos frescos de influência bizantina das igrejas da Catalunha.
A partir de 1948, Miro dividiu o seu tempo entre Espanha e Paris. Iniciou uma série de trabalhos de intenso conteúdo poético cujos temas são variações sobre a mulher, o pássaro e a estrela. Algumas obras revelam grande espontaneidade, enquanto em outras se percebe a técnica altamente elaborada. Tornou-se mundialmente famoso e expôs os seus trabalhos em vários países.
Em 1954 ganhou o prémio de gravura da Bienal de Veneza e, quatro anos mais tarde, o mural que realizou para o edifício da UNESCO em Paris, ganhou o Prémio Internacional da Fundação Guggenheim. Em 1963, o Museu Nacional de Arte Moderna de Paris, realizou uma exposição de toda a sua obra.
Joan Miró morreu em Palma de Maiorca a 25 de Dezembro de 1983.

1 comentário:

Unknown disse...

Gosto muito suas pinturas.

Enviar um comentário