3.1.08

1 - JACKSON POLLOCK



O grande sonho de Pollock era ser pintor. Desde sempre esteve convencido de ser capaz de desempenhar com sucesso a profissão, apesar de ter consciência de que só seria possível concretizar o seu sonho se fosse viver para Nova Iorque.
Demoliu os limites impostos pelo cubismo, dando origem a um movimento artístico que ficou conhecido por Expressionismo Abstracto e que veio dar credibilidade à pintura americana do pós-guerra. A forma de pintar de Pollock ficou conhecida por "action painting".
O papel do inconsciente e dos sonhos na criação vão influenciar Pollock, que admira artistas como Picasso e Miró. Em 1939, Pollock começa a fazer psicanálise segundo o método do suíço Carl Jung, e o conceito de "inconsciente colectivo" passa também a marcar profundamente a sua obra.
A característica principal das pinturas de Pollock é a unidade, com a particularidade de serem feitas directamente, sem esboço. A imagem - abstracta - é construída à medida que vai sendo executada.O grande salto na carreira de Pollock deu-se na década de 40, quando o pintor conheceu aquela que, mais tarde, se tornaria sua mulher: Lee Krasner, artista ligada à arte abstracta.
A partir de 1950, a produção artística de Pollock entrou em declínio. O pintor perdeu a inspiração, entrou em estado depressivo e refugiou-se de novo no álcool. O seu casamento desfez-se e a sua pintura deixou de fazer furor. Morreu em 1956, aos 44 anos de idade, quando o carro que conduzia - em estado de embriaguez - se despistou e bateu contra uma árvore, a um quilómetro da sua casa de East Hampton. A morte violenta do pintor transformou a história da sua vida numa fábula trágica.Hoje, Pollock continua a ser louvado pela crítica e pelo público em geral, que o reconhecem como um dos maiores pintores modernos.

(Fontes: Sofia Frazoa e Claudia Castelo)

Sem comentários:

Enviar um comentário